COMITÊ VAI ACOMPANHAR RECUPERAÇÃO DA REGIÃO SERRANA

17/03/2011 11:15

 O Comitê Especial de Reestruturação Rural da Região Serrana (Ceres) fez sua primeira reunião nesta terça-feira (15), com o objetivo de acompanhar o andamento das etapas de recuperação dos municípios atingidos pela chuva em janeiro. O secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, Felipe Peixoto, e o presidente da Fundação Instituto de Pesca do Rio de Janeiro (Fiperj), Marco Botelho, participaram do encontro comandado pelo secretário de Estado de Agricultura e Pecuária, Christino Áureo.

 

No encontro, realizado no horto de Niterói, Christino Áureo fez uma apresentação de um diagnóstico do atual cenário das regiões atingidas pelas fortes chuvas no mês de janeiro, bem como do trabalho já feito e o que ainda está sendo realizado pelo Estado para a recuperação de tais localidades. Também foram expostas ações especiais para reestruturação das áreas produtivas e retorno das famílias ao ambiente rural.

 

Estiveram presentes representantes das prefeituras de todos os munícipios afetados, como Nova Friburgo e São José do Vale do Rio Preto, que puderam expor suas necessidades e as medidas prioritárias a serem tomadas.

 

Em seu discurso, Felipe Peixoto disse que a Secretaria de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca está atuando na região desde que a tragédia ocorreu, com a disponibilização do espaço da Ceasa de Nova Friburgo e distribuição de donativos, por exemplo, e que continua ativo na intenção de reerguer a produção rural e a aquicultura.

 

“A instalação desse Comitê é muito válida para que a gente possa compilar um retrato da região atingida. Mas é importante que esses encontros sejam periódicos, para podermos compreender as reais necessidades dos municípios e, então, o governo do Estado poder atuar com ainda mais eficácia”, afirmou o secretário.

 

O Ceres é formado por técnicos de órgãos municipais, estaduais e federais, como Fiperj, Inea, Emater, Ministério da Agricultura e Ministério do Desenvolvimento Agrário, além de instituições da sociedade civil ligadas ao setor agrícola. Os dois secretários de Estado presentes se dispuseram a interceder sobre as reinvindicações de cada município junto ao governador e a cada entidade participante do Comitê para seja feito um trabalho em conjunto entre as três esferas de governo.

FONTE: AGÊNCIA RIO DE NOTÍCIAS