COPPE ENTREGA PROPOSTA DE PREVENÇÃO DE EFEITOS DE DESASTRES AO GOVERNO DO RIO
24/03/2011 21:41
Intitulado “Chuvas na Região Serrana do Rio de Janeiro - Sugestões para Ações de Engenharia e Planejament”, o documento já havia sido apresentado pelo diretor da Coppe à presidente Dilma Rousseff, no mês de fevereiro, no Palácio do Planalto.
Móveis e eletrodomésticos - Famílias de baixa renda que ficaram desabrigadas após as chuvas de janeiro na cidade de Petrópolis receberam hoje móveis e eletrodomésticos. Cadastradas no programa de aluguel social voltado às vítimas da chuva na região serrana, ao qual o governo federal destinou R$ 35 milhões, as 150 famílias têm a menor renda mensal entre os desabrigados. Elas terão moradias definitivas em dez meses, segundo o secretário de Assistência Social e Direitos Humanos do estado, Rodrigo Neves.
Os kits estão sendo comprados pela secretaria com o dinheiro das doações feitas nas contas bancárias abertas à época da tragédia. Cada um é composto por uma geladeira, uma TV, um fogão, um jogo de panelas e duas camas com colchões. Além de Petrópolis, os kits serão entregues em Teresópolis, Nova Friburgo, Bom Jardim e Areal.
- A entrega dos kits devolverá um pouco de paz e sossego a essas pessoas, que foram muito castigadas pelas chuvas. Tenho certeza de que essa ação vai ajudar muito - afirmou o prefeito de Petrópolis, Paulo Mustrangi.
Anteontem, foi aprovado, na Comissão de Constituição e Justiça da Assembléia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) o Projeto de Lei n° 5.636, que inclui os municípios de Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis, na política de recuperação industrial regionalizada do Estado.
O PL é de autoria do deputado Alcebíades Sabino (PSC), tendo como condutores os deputados Bernardo Rossi (PMDB), Marcus Vinícius (PTB), Nilton Salomão (PT), Flávio Bolsonaro (PP) e Rogério Cabral (PSB). As empresas que já estão instaladas e as que futuramente se instalarão nessas regiões, receberão o benefício de redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), prolongado até o ano de 2021.
Nova Friburgo é responsável por 25% da produção de lingerie nacional, fornecendo o produto para vários Estados, e também exportando para outros países. O setor metal mecânico responde por mais de 20% da produção nacional de ferragens. Segundo informações da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, ao contrário da idéia que se tem de uma região rica e desenvolvida, todos os municípios apresentam o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) abaixo da média do restante do Estado.
Caixa Econômica Federal - A Caixa Econômica Federal já liberou, até a última sexta-feira, o pagamento de 83.563 contas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) aos municípios atingidos pelas chuvas, totalizando R$ 99, 7 milhões em recursos.
O último balanço da Caixa, referente às ações emergenciais para ajuda aos moradores da região, contabiliza o atendimento a mais de 189 mil pessoas, que procuraram as agências e os postos de atendimento do banco.
FONTE: MONITOR MERCANTIL