COPPE ENTREGA PROPOSTA DE PREVENÇÃO DE EFEITOS DE DESASTRES AO GOVERNO DO RIO

24/03/2011 21:41

 O diretor da Coppe, Luiz Pinguelli Rosa, entrega amanhã ao secretário do Ambiente do Estado do Rio de Janeiro, Carlos Minc, um documento com propostas para a formulação de uma política de prevenção e mitigação dos efeitos de desastres naturais, como as chuvas intensas que mataram mais de 900 pessoas e desabrigaram milhares na Região Serrana fluminense no mês janeiro. 

O evento, que contará com a presença dos autores do documento, os professores Willy Lacerda, Maurício Ehrlich e Paulo Canedo, do Programa de Engenharia Civil da Coppe, será realizado, às 15h, na sede da secretaria do Ambiente, Avenida Venezuela, 110, 5º andar, no Centro. 

Intitulado “Chuvas na Região Serrana do Rio de Janeiro - Sugestões para Ações de Engenharia e Planejament”, o documento já havia sido apresentado pelo diretor da Coppe à presidente Dilma Rousseff, no mês de fevereiro, no Palácio do Planalto. 

Móveis e eletrodomésticos - Famílias de baixa renda que ficaram desabrigadas após as chuvas de janeiro na cidade de Petrópolis receberam hoje móveis e eletrodomésticos. Cadastradas no programa de aluguel social voltado às vítimas da chuva na região serrana, ao qual o governo federal destinou R$ 35 milhões, as 150 famílias têm a menor renda mensal entre os desabrigados. Elas terão moradias definitivas em dez meses, segundo o secretário de Assistência Social e Direitos Humanos do estado, Rodrigo Neves. 

Os kits estão sendo comprados pela secretaria com o dinheiro das doações feitas nas contas bancárias abertas à época da tragédia. Cada um é composto por uma geladeira, uma TV, um fogão, um jogo de panelas e duas camas com colchões. Além de Petrópolis, os kits serão entregues em Teresópolis, Nova Friburgo, Bom Jardim e Areal. 

- A entrega dos kits devolverá um pouco de paz e sossego a essas pessoas, que foram muito castigadas pelas chuvas. Tenho certeza de que essa ação vai ajudar muito - afirmou o prefeito de Petrópolis, Paulo Mustrangi. 

Aprovado PL que ajudará a recuperar a economia da Região Serrana 

Anteontem, foi aprovado, na Comissão de Constituição e Justiça da Assembléia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) o Projeto de Lei n° 5.636, que inclui os municípios de Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis, na política de recuperação industrial regionalizada do Estado. 

O PL é de autoria do deputado Alcebíades Sabino (PSC), tendo como condutores os deputados Bernardo Rossi (PMDB), Marcus Vinícius (PTB), Nilton Salomão (PT), Flávio Bolsonaro (PP) e Rogério Cabral (PSB). As empresas que já estão instaladas e as que futuramente se instalarão nessas regiões, receberão o benefício de redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), prolongado até o ano de 2021. 

- A recuperação econômica destes municípios é prioridade. Vamos contribuir para isso nesta lei, criando incentivos para indústria, que é a grande geradora de emprego e renda - afirma Sabino. 

Nova Friburgo é responsável por 25% da produção de lingerie nacional, fornecendo o produto para vários Estados, e também exportando para outros países. O setor metal mecânico responde por mais de 20% da produção nacional de ferragens. Segundo informações da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, ao contrário da idéia que se tem de uma região rica e desenvolvida, todos os municípios apresentam o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) abaixo da média do restante do Estado. 

Caixa Econômica Federal - A Caixa Econômica Federal já liberou, até a última sexta-feira, o pagamento de 83.563 contas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) aos municípios atingidos pelas chuvas, totalizando R$ 99, 7 milhões em recursos. 

O último balanço da Caixa, referente às ações emergenciais para ajuda aos moradores da região, contabiliza o atendimento a mais de 189 mil pessoas, que procuraram as agências e os postos de atendimento do banco. 

Conforme determina resolução do FGTS, os trabalhadores têm até 90 dias, após o reconhecimento do estado de calamidade/emergência, para solicitar o saque. Para os trabalhadores residentes nos municípios de Nova Friburgo, Petrópolis e Sumidouro, o prazo termina em 19 de abril. Em Teresópolis, os moradores poderão fazer a solicitação de saque do FGTS até 13 de abril. Já os trabalhadores dos municípios de Areal, Bom Jardim e São José do Vale do Rio Preto terão até 17 de abril para solicitar a liberação do FGTS. 

FONTE: MONITOR MERCANTIL