É PRECISO MUDAR O JEITO DE ADMINISTRAR

20/03/2011 00:10

 

O escritório de advocacia cresceu demais e precisou se profissionalizar; a agência de comunicação teve que se reposicionar perante o mercado

Um problema típico das pequenas empresas: crescer e ver a estrutura ficar toda desorganizada. Não foi diferente com o escritório de advocacia Marins Bertoldi Advogados Associados, do Paraná. Fundado em 1995, o escritório começou com a união de quatro advogados – “sem habilidade nenhuma de gestão”, como afirma Marcelo Bertoldi, um dos sócios. A empresa começou a crescer, teve que contratar mais advogados, e os sócios viram que estava cada vez mais difícil fazer o controle dos custos, das contas a pagar, a receber e analisar a performance de cada profissional. “O dinheiro vai embora se não há um controle eficiente dos gastos”, afirma Bertoldi. 

O empresário e advogado conta que contratou uma secretária para dar conta do administrativo e do financeiro da empresa, mas logo o problema reapareceu. O escritório cresceu ainda mais – chegou a dez advogados - e foi necessário trazer uma pessoa mais experiente, que realmente entendesse do administrativo e do financeiro. Em paralelo à chegada do novo profissional, Bertoldi afirma que implementou na empresa um software de gestão específico para escritórios de direito. “Tivemos que profissionalizar nossa estrutura, caso contrário as contas não iam fechar. Ou então não conseguiríamos nos dedicar ao Direito”, explica o advogado. 

Hoje, o Marins Bertoldi Advogados Associados tem 40 funcionários, cinco sócios e atende cerca de 80 clientes. Bem maior do que era há 14 anos, quando foi fundado, o escritório continua enfrentando desafios relacionados à gestão. “A parte administrativa e financeira ia muito bem quando nos deparamos com outra questão, desta vez de RH: como atrair e manter talentos”, diz Bertoldi. Para motivar a equipe, a empresa desenhou um plano de carreira e se dispôs a fazer dos funcionários novos sócios. “O topo da carreira dos advogados que trabalham com a gente é chegar a sócio do escritório”, esclarece Bertoldi. 

 

Áreas unidas para cortar custos                                                                                    


Mudar a forma de administrar a empresa também é parte da história das agências CCZ e WOW! Comunicação, de Curitiba. Ao entrar no mercado de publicidade, as duas empresas – dos mesmos sócios – vendiam serviços diferentes. A primeira fazia campanhas de mídia e a segunda, promoções. “Perdemos muitos negócios porque o mercado não nos via como um grupo, que pudesse oferecer todo o serviço que atendesse todas as necessidades”, afirma Douglas Salvador, sócio do empreendimento. Por isso, o primeiro passo para a mudança foi reposicionar as agências perante o mercado. “Passamos a mostrar que uma empresa completava a outra e que, mesmo sendo pequenos, podíamos oferecer um serviço completo.” 

Internamente, mais transformações. Os novos negócios passaram a ser geridos pela Central de Diagnósticos de Projetos, um núcleo composto por profissionais das duas empresas. Salvador explica que todos os projetos que chegam à empresa vão para esta central, que analisa as demandas e formata a operação com grupos de trabalhos das duas agências. “Todos os projetos passam primeiro por esse grupo de profissionais, que distribui o trabalho de acordo com a expertise de cada empresa”, explica Salvador. 

Além da fusão das duas agências por meio da Central de Diagnósticos de Projetos, as áreas administrativa e financeira também foram unidas para cortar custos. “Criamos um rateio de custos entre esses setores e um único departamento de RH.” 

A CCZ e a WOW! Comunicação estão atuando neste novo conceito de gestão há pouco mais de seis meses e Salvador já nota melhoras. Ele conta que o negócio está mais forte no mercado e que conseguiu atrair diretores de grandes agências de comunicação. Além disso, antes a empresa era procurada por, no máximo, três clientes por semana. “Hoje, fazemos entre cinco e seis propostas por semana”, comemora o empresário, que espera ver o faturamento crescer 20% neste ano.

FONTE: PEQUENAS EMPRESAS & GRANDES NEGÓCIOS