ESPECIALISTAS DEFENDEM FUSÕES ENTRE ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA
O mercado jurídico está cada dia mais competitivo e muitos escritórios de pequeno e médio porte precisam se movimentar para não ser engolidos pelas grandes bancas, que têm se fortalecido ao oferecer serviços amplos em todas as áreas do Direito. Diante desse quadro, as fusões e alianças entre pequenos e médios escritórios de advocacia se tornam uma excelente ferramenta para enfrentar a concorrência. A opinião é do administrador Rodrigo Bertozzi, especializado em escritórios de advocacia, sócio da Selem, Bertozzi & Consultores Associados e autor do recém-lançado livro Marketing Jurídico – Os Neurojurídicos, as Novas Idéias e Ferramentas Estratégicas. A obra chega à sua segunda edição ampliada e com novas abordagens sobre o tema.
Na avaliação de Bertozzi, num mercado em evolução e globalizado, a advocacia precisa ousar e inovar, principalmente por meio de fusões entre escritórios. “Uma saída é unir-se a escritórios que não tenham zonas de conflitos (clientes ou mesmo áreas de atuação) na mesma região. Outra opção é a fusão com bancas de outros Estados, tornando a atuação mais abrangente”, afirma. “Estes movimentos de mercado são necessários para equilibrar a equação com as grandes bancas nacionais, como as de São Paulo, que estão invadindo territorialmente outras regiões geográficas”, reforça Bertozzi.
O especialista acredita que a tendência para os próximos anos será de bancas mais completas, que ofereçam um leque maior de produtos e serviços jurídicos, com a força das marcas unificadas. Nos últimos tempos vários escritórios passaram por este processo, como o Rossi, Maffini e Milman Advogados, de Porto Alegre, que nasceu da fusão de três escritórios gaúchos: Rafael Maffini Advogados Associados, especialista em Direito Público e Administrativo; Rossi & Rossi Advogados Associados, especializado em Direito do Trabalho e Direito Coletivo do Trabalho; e Milman Advogados, conhecido por prestar atendimento personalizado a pessoas físicas e jurídicas nas áreas do Direito Civil.
Os escritórios Amaral Gurgel e o Fischer & Forster se juntaram e formou o Amaral Gurgel, Fischer & Forster Advogados. O Goes, Monteiro e Tocantins Advogados nasceu da fusão de dois escritórios fluminenses: Monteiro e Tocantins Advogados e Neves & Goes Advogados.
Sediado em Fortaleza (CE), o escritório Oliveira Freitas Advogados, especialista na área trabalhista, faz parte desde 2004, como escritório integrado, da banca Demarest & Almeida, uma das maiores e mais conceituadas do País.
Outra iniciativa destacada por Bertozzi é a participação das bancas brasileiras em redes internacionais de escritórios, como a LexNet (https://www.lex-net.com).
Para Lara Selem, advogada, escritora e consultora especializada em advocacia, também sócia da Selem, Bertozzi & Consultores Associados, as razões para promover a fusão entre escritórios de advocacia vão desde a elaboração de uma estratégia ofensiva até uma medida para se proteger ante a concorrência. “As ofensivas são calculadas para explorar oportunidades, enquanto que as defensivas são intencionadas a curar uma fraqueza ou evitar uma ameaça externa”, avalia. “Adicionar novas áreas de atuação que os atuais clientes de cada sociedade precisam e que direcionarão novos trabalhos para a nova sociedade é um exemplo de uma estratégia ofensiva, assim como ganhar acesso a novos mercados geográficos onde clientes de cada escritório usarão os recursos do parceiro”.
Antes de realizar uma fusão, Lara sugere que os escritórios procurem desenvolver uma aliança estratégica. Ela admite, no entanto, que esse tipo de aliança não está livre de riscos. “Um escritório pode tentar conseguir o cadastro de clientes do outro. Ou poderia tentar atrair advogados do outro. Os escritórios poderiam, ainda, mutuamente concluir que não são compatíveis e se afastarem do negócio com todos os seus ativos intactos”, explica. Por outro lado, na avaliação de Lara, uma aliança bem sucedida pode resultar numa futura fusão. “Se a aliança evolui para uma fusão, ela prosperará para o sucesso de forma muito melhor que de outra maneira”, destaca.
FONTE: ORIGINAL 123