PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA

22/03/2011 10:01

 O governo do Acre está trilhando com sucesso o caminho da parceria público-privada para fortalecer o setor produtivo e tornar o Acre industrializado, e com uma iniciativa privada pujante, capaz de ser também um grande gerador de empregos. O governador Tião Viana, a exemplo de seus antecessores da Frente Popular, está tornando essa parceria dinâmica e acelera a implantação de novas indústrias, inclusive nos municípios do interior. É assim que o governo pretende, de maneira retilínea, fazer com os vales do Acre, Envira e Juruá se tornem desenvolvidos e gerando rendas para as comunidades locais. Exemplos positivos desta política governamental não faltam.


Iniciativa
A exemplo do que concretizou com a fábrica de tacos em Xapuri, tornando o empreendimento rentável, gerador de empregos com a parceria privada, e também com o frigorífico de aves em Brasileia, o governo agora, por iniciativa do governador Tião Viana, vai instalar, desta feita em Rio Branco, uma fábrica de ração para peixes.

Iniciativa II

A fábrica de ração para peixes faz parte do grande projeto que o governador Tião Viana está incrementando na indústria pesqueira do Estado, para tornar o Acre um dos maiores produtores de peixes da Amazônia. A fábrica, logo depois de instalada, também deve ter o seu gerenciamento entregue à iniciativa privada. A perspectiva é produzir três toneladas da ração por dia.

Álcool Verde

A usina de Álcool Verde também faz parte da preocupação do governo do Estado. Um empreendimento desse porte, segundo o governador Tião Viana, não pode ficar com uma capacidade de produção limitada. Por isso o governo se empenhou perante a Caixa Econômica Federal em liberar um empréstimo de R$ 20 milhões para a empresa.

Álcool Verde II

Estudo da própria empresa aponta que com esse investimento, a tendência é que a produção, nos próximos anos, chegue a 50 milhões litros de álcool, o que seria suficiente para abastecer o mercado local e gerar o triplo de empregos que está gerando hoje. O empresário Elanio, juntamente com um pequeno grupo de investidores acreanos, toca a usina.

Biomassa

A energia de biomassa, apesar de ser desconhecida da maioria da população, já é uma realidade no Acre. A laminados Triunfo, por exemplo, saiu na frente nesta iniciativa. Agora é a vez da fábrica de tacos de Xapuri, que está aproveitando cem por cento dos resíduos e gera dois megawatts de energia, dos quais consome pouco mais de um mega. A sobra pode ser jogada na rede pública.

Santir

O diretor da Laminados Triunfo, Jandir Santir, cada vez mais dinamiza seus empreendimentos, e não é por outra coisa que  foi um dos primeiros a certificar seus produtos. Sua ousadia o tornou um dos mais dinâmicos empresários locais. Para se ter uma ideia de seu arrojo, hoje sua empresa possui 160 mil metros cúbicos de madeira estocada.

Santir II

Não é por outra coisa que, pelo gerenciamento criativo, profissional e ousado, é que Jandir Santir é um dos mais fortes candidatos a agregar também a futura fábrica de laminados que o governo pretende instalar na região do Envira, como parte de sua política de parceria público-privada. Aos poucos o Acre vai tendo indústrias em todos os municípios do interior do Estado.

Obama

Aliás, sobre essa parceria público-privada (PPP), o presidente norte americano, em seu discurso no Rio de Janeiro, não deixou de citar que ela é importante para fomentar o desenvolvimento social e diminuir o tamanho do Estado. Para Obama, isso somente se concretiza com uma gestão compartilhada entre os dois setores.

Ovinocultura 

Enfim chegou a Rio Branco o rebanho e matrizes de ovinos e caprinos que o governo trouxe do nordeste para incrementar a cultura no Estado. Não é a primeira vez que o Acre toma esse tipo de iniciativa para fortalecer o setor rural. Muitos anos atrás, ainda no tempo de território, Guiomard Santos trouxe um rebanho bovino que instalou na antiga fazenda Araripe, e também uma manada de cavalos puro-sangue que ficaram procriando nas proximidades da estrada da Invernada.

FONTE: JORNAL A TRIBUNA (ACRE)