RUY BARBOSA: O PRECURSOR DO MARKETING JURÍDICO
25/02/2011 10:26
Grandes juristas do passado devem ser avaliados não apenas por suas carreiras, mas também por suas visões políticas e sociais que repercutiram no futuro.
De todas as competências e até mesmo da genialidade do brilhante jurista Ruy Barbosa, destaca-se a de saber, como poucos, promover a própria imagem. Conhecer as ações que aquele ilustre advogado utilizou para promover sua carreira pode ajudar novos profissionais a construir uma marca pessoal. Muitas das ações que pregamos hoje como parte do esforço para promover uma carreira de sucesso têm suas origens na forma de trabalhar de juristas como o Águia de Haia, que, há mais de cem anos, já praticava o que hoje denominamos de marketing jurídico.
Vamos analisar a trajetória profissional de Ruy Barbosa, para conhecermos melhor as práticas utilizadas por ele para promover sua carreira.
Ruy Barbosa de Oliveira nasceu em Salvador, em 5 de novembro de 1849, e morreu em Petrópolis, em 1º de março de 1923. Formado pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, foi jurista, político, diplomata, escritor, filólogo, tradutor e orador. Além de deputado e senador, foi ministro e, em duas ocasiões, candidato à Presidência da República, tendo realizado pioneiras campanhas. Participou da campanha Abolicionista, da defesa da Federação, da própria fundação da República e da Campanha Civilista. Orador e estudioso da língua portuguesa, foi presidente da Academia Brasileira de Letras, em substituição a Machado de Assis, e representante do Brasil na Segunda Conferência Internacional da Paz, em Haia. (Fonte: Wikipedia)
Ao analisarmos sua trajetória, percebemos claramente que, por intuição, sensibilidade para perceber a importância de um posicionamento público e inteligência social, ele procurou se promover desde cedo, por todos os meios disponíveis na época.
Desde o início de sua carreira, sempre buscou ter uma atuação pública, engajando-se em campanhas sociais e políticas, participando de entidades, associações, congressos e conferências, conquistando prestígio e notoriedade por meio dessas atuações.
A marca pessoal de Ruy Barbosa começou a ser consolidada no início de sua carreira, aos 23 anos, escrevendo artigos no jornal Diário da Bahia e, numa trajetória de sucesso, culminou como juiz da Corte Internacional de Haia, cargo de enorme prestígio internacional, quando recebeu a denominação de o Águia de Haia.
Ao analisarmos sua trajetória, percebemos claramente que, por intuição, sensibilidade para perceber a importância de um posicionamento público e inteligência social, ele procurou se promover desde cedo, por todos os meios disponíveis na época.
Como não havia internet, redes sociais, televisão e outros meios de comunicação de massa, Ruy Barbosa fazia seu marketing jurídico por meio dos livros e artigos que escrevia, de conferências e de participação em associações e congressos. Produzindo, com frequência, conteúdos jurídicos e políticos em artigos, livros e discursos, ele sempre defendeu suas ideias e seus pensamentos de maneira firme.
Em nosso trabalho de consultoria em marketing jurídico, sugerimos diversas ações e ferramentas de promoção profissional equivalentes às que Ruy Barbosa usava há mais de um século, adaptadas para o contexto atual.
Hoje, todo advogado pode produzir artigos com conteúdos sobre temas de interesse de seus clientes-alvo e publicá-los gratuitamente na internet, nos diversos portais, sites, blogs, comunidades e redes sociais disponíveis, que podem alcançar milhares de acessos em poucos dias ou semanas, ou seja, atingir um grande número de leitores num curto espaço de tempo.
Pode também oferecer palestras e conferências a dezenas de entidades de classe e a associações que congreguem seus clientes, criando a possibilidade de apresentar seu trabalho a um grande número de clientes em potencial.
Por meio dos artigos escritos e das palestras proferidas, o profissional do Direito pode despertar o interesse de profissionais da imprensa e vir a participar de programas de entrevista e colaborar com matérias e reportagens, criando maior visibilidade social.
Com base no exemplo de Ruy Barbosa, vamos listar 13 ações que o operador do Direito pode realizar, para promover sua carreira:
Ação 1 - Torne-se colaborador de um ou mais veículos de comunicação, como rádio, televisão, jornal ou revista de sua região, para debater assuntos de interesse social.
Ação 2 - Habitue-se a escrever artigos informativos sobre temas de interesse de seu público-alvo, semanal ou quinzenalmente, e publique-os em sites da internet, além de remetê-los à imprensa em geral.
Ação 3 - Envie regularmente releases à imprensa sobre as atividades sociais e públicas de seu escritório que despertem interesse popular.
Ação 4 - Participe, pelo menos uma vez por semana, de alguma reunião ou evento social, tais como: reunião da OAB de sua região, associações comerciais, entidades de classe, associações de bairro, sindicatos, ONGs e outras entidades que tenham alguma relação com seu públicoalvo.
Ação 5 - Torne-se membro de associações e entidades sociais e procure ter uma participação ativa, se possível participando dos comitês.
Ação 6 - Faça palestras e conferências em todas as oportunidades que tiver, para criar visibilidade profissional.
Ação 7 - Desenvolva seu networking, procurando se relacionar com pessoas de diversos segmentos profissionais.
Ação 8 - Participe de redes sociais como Twitter, Facebook e outras, que possibilitem sua integração à internet.
Ação 9 - Engaje-se em campanhas de grande interesse público e social.
Ação 10 - Se possível, escreva um livro sobre um tema relevante de sua área de atuação.
Ação 11 - Procure tornar-se professor universitário ou de cursos de curta duração.
Ação 12 - Torne-se diretor ou presidente de entidades relacionadas as suas atividades profissionais.
Ação 13 - Defenda suas ideias e posições políticas e sociais com grande fervor e idealismo.
Mesmo não sendo um exímio escritor, um gênio da oratória ou um grande doutrinador jurídico, o advogado pode desenvolver todas essas ações de marketing jurídico em sua região de atuação e tornar-se conhecido e respeitado profissionalmente. Essas ações vão encurtar o caminho rumo à consolidação de uma marca pessoal e profissional.
Como exemplo da grande competência em marketing, e como fechamento de uma carreira de sucesso, Ruy Barbosa escreveu o texto "Oração aos Moços", lida na solenidade de formatura da turma de 1920 da faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo, para a qual foi convidado a ser paraninfo.
No texto, Ruy faz um verdadeiro balanço de sua atuação como advogado, jornalista, político, cidadão combativo e como representante do Brasil na Conferência de Haia, na Holanda. Certamente, esse texto significou o coroamento de uma carreira que o destacou como um dos maiores juristas e homens públicos do Brasil.
Mas, mais do que isso, numa atitude de desprendimento e, por que não dizer, de inteligência social, Ruy Barbosa aproveita a oportunidade para fazer as pazes com todos aqueles que, ao longo de sua carreira pública, eventualmente tenha tido qualquer tipo de discórdia. Vejamos sua postura de marketing pessoal numa passagem do texto:
Nesta alma, tantas vezes ferida e traspassada tantas vezes, nem de agressões, nem de infamações, nem de preterições, nem de ingratidões, nem de perseguições, nem de traições, nem de expatriações perdura o menor rasto, a menor idéia de revindita. Deus me é testemunha de que tudo tenho perdoado. E, quando lhe digo, na oração dominical: "Perdoai−nos, Senhor, as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores", julgo não lhe estar mentindo; e a consciência me atesta que, até onde alcance a imperfeição humana, tenho conseguido, e consigo todos os dias obedecer ao sublime mandamento. Assim me perdoem, também, os a quem tenho agravado, os com quem houver sido injusto, violento, intolerante, maligno, ou descaridoso.
A "Oração aos Moços" é um dos clássicos do Direito brasileiro e uma herança inestimável de Ruy Barbosa às gerações que o sucederam. Já com a saúde debilitada, teve seu texto lido pelo professor Reinaldo Porchat.
Para finalizar, transcrevemos o epitáfio, escrito por ele mesmo, e que, de certa forma, exprime sua vida e seu testamento político:
"Estremeceu a Justiça; viveu no Trabalho; e não perdeu o Ideal
FONTE: REVISTA VISÃO JURÍDICA